Para começar, você sabe o que significa BEP? Como vimos no post do Dicionário BIM, BEP é a abreviação em inglês para o termo BIM Execution Plan ou Plano de Execução BIM.
No BEP é onde se encontra todas as diretrizes e processos de modelagem e informação que serão adotadas no projeto, os responsáveis técnicos por cada trabalho e quais serão as estratégias de desenvolvimentos adotadas.
Também busca garantir a boa utilização da metodologia e ferramentas BIM, de forma colaborativa e que todos os envolvidos estejam alinhados desde o princípio quanto ao processo de modelagem a ser seguido e interoperabilidade entre os diferentes softwares.
O BIM Manager é o responsável pela elaboração do BEP
Comumente,você encontrará no BEP:
Os usos do BIM pretendidos no projeto;
A matriz de responsabilidade;
Os softwares que serão utilizados;
Cronogramas e marcos de projetos;
Procedimentos de interoperabilidade;
Colaboração e gestão de dados;
Diretrizes de modelagem;
E demais informações que possam ser pertinentes ao projeto.
Além de deixar tudo previamente planejado, ele deixa documentado decisões que irão influenciar em toda a modelagem e documentação do projeto, por exemplo, qual o ponto 0,0 do e como serão os códigos e nomenclaturas utilizados no projeto.
Isso tudo colabora para um fluxo de trabalho fluído, garantindo a colaboração para um bom desenvolvimento do projeto.
Vale lembrar que cada BEP é único! Por mais que haja similaridades entre os projetos, esse é um documento que é feito exclusivamente para aquele projeto!
O BEP é imprescindível para uma boa aplicação do BIM durante todo o projeto!
E vocês? Costumam elaborar um BEP antes de iniciar o projeto?
コメント